quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

CONCURSO PÚBLICO


Hoje gostaria de falar com vocês um pouco sobre Concursos Públicos.  Muitas inscrições estão em andamento para diversos consursos para várias áreas de atuação.
Eu prestarei dois este ano o da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, que está com as inscrições encerrdas e para a Prefeitura da minha cidade Boa Esperança cuja as incrições começarão dia 26/03 . Então estou me desdobrando para estudar já que trabalho das 6 horas da manhã ás 5 da tarde, curso pós-graduação e ainda tento manter uma vida social saudável.
A partir da próxima semana esta será minha rotina, trabalho e estudo. Não será nada fácil, mas vou me esforçar ao máximo para conseguir ser aprovada, afinal meu futuro está em jogo, um cargo público hoje em dia é o sonhos de muitos profissionais, e claro é um dos meus muitos sonhos sem dúvida.
Eu tenho uma forma muito particular para estudar, não consigo me desligar de tudo que acontece ao meu redor e focar somente na matéria, que estou estudando, consigo memorizar melhor lendo e depois fazendo resumos, claro de matérias teóricas, no caso da matemática o jeito é meter a cara em exercícios, relembrar e tentar memorizar certas fórmulas que vamos esquecer assim que terminar a prova.
Deixo aqui algumas dicas que podem ajudar você a se preparar melhor para um concurso, não é uma receita que você tenha que seguir a risca são alternativas para que você possa pelo menos se organizar, caso você seja como eu e não tenha todo tempo do mundo só para os estudos.
Assim tentei me planejar no meio de tanta tribulação, e estou caminhando, sei que talvez não esteja estudando tanto quanto outras pessoas, mas sei que estou fazendo o máximo que posso, e se for aprovada terei vencido mais um desafio, mas se não for pelo menos terei a certeza de ter dado o meu melhor.

DICA 01 - PLANEJAMENTO 
Planeje sua preparação e seus horários de estudo, organize as matérias que terá que estudar e faça uma lista organizada de onde consta cada uma, separando livros e apostilas. E comece pela disciplina que tem mais dificuldade.

DICA 02 - MÉTODO DE ESTUDO
Não adianta estudar sem critérios ou métodos adequados, é melhor 1 hora de estudo bem aproveitado do que 3 horas de estudo sem concentração, disperso e fora de foco. Procure estudar sempre em um horário específico, com ambiente calmo e com materiais adequados. Identifique qual é a sua melhor maneira de absorção da matéria, seja lendo em voz alta, fazendo resumos ou  estudando em grupos e em cursos preparatórios.

DICA 03 – DISCIPLINA
Estabeleça datas e horários específicos para seus estudos e lazer. Cumpra rigorosamente todo o seu planejamento, desta forma você não se sentirá perdido e nem arrependido por ter deixado de fazer alguma coisa. Lembre-se que muitos tem o mesmo desejo que você e que só quem tiver muito esforço e dedicação chegará lá. Então tenha muita determinação em passar e pratique sua autodisciplina para conquistar o seu objetivo.

DICA 04 - MOTIVAÇÃO 
A motivação é fundamental, não é fácil continuar com a mesma motivação durante várias semanas ou meses, principalmente quando há algumas derrotas e tropeços no caminho. A  motivação é particular e depende de você, procure formas de se motivar, pense em coisas positivas que acontecerão com você quando conseguir sua aprovação.

DICA 05 – PERSEVERANÇA
Muitos acham difícil começar uma caminhada, mas na verdade começar qualquer coisa é fácil, difícil é perseverar e continuar, mesmo quando tudo dá errado, quando muitos não acreditam e quando tudo parece só um sonho. O importante é sempre ir em frente, sem olhar pra trás e focando sempre no objetivo, com persistência e muita força de vontade. Aprenda com seus erros e continue, nunca desista que um dia você chega lá. E se acredita em Deus rezar nunca é demais também.

Deixo aqui links de sites que disponibilizam vários editais de concursos que estão com inscrições abertas, alguns têm até provas e testes on-line muito bons para ajudar a fixar as matérias.





Beijosss... e Boa Sorte a todos nós!

Um comentário:

  1. Olá Ana, prazer em conhecê-la.
    Já estou seguindo no Twitter: @Beatrizcsp e aqui também.
    Obrigada por seguir meu blog.
    Desejo boa sorte e que consiga passar em pelo menos uma prova.
    Boa sorte.
    Deus a abençoe sempre.
    Feliz semana.
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir